Três times já carimbaram acesso para a Série B de 2020

Com a definição dos vencedores das quartas de final da Série C, três times já carimbaram participação na Série B de 2020. Náutico (PE), Confiança (SE) e Sampaio Corrêa (MA) avançaram para as semifinais e já asseguraram o acesso. A quarta e última vaga será definida nesta segunda-feira (09), às 20 horas, no confronto de volta entre Juventude (RS) e Imperatriz (MA).

Dois times comemoraram a promoção à Segunda Divisão ainda no sábado. Primeiro foi o Confiança, graças ao empate por 1 a 1 com o Ypiranga, em Erechim, no Rio Grande do Sul. O gol da classificação saiu aos 39 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio. A igualdade no placar beneficiava o time sergipano porque na semana anterior havia vencido por 1 a 0, em casa.

Quem vai encarar o Confiança na semifinal é o Sampaio Corrêa. A Bolívia Querida teve trabalho para despachar outro gaúcho nas quartas: ganhou do São José por 3 a 2, como mandante. As equipes haviam ficado no 0 a 0 no primeiro duelo. Mesmo no Maranhão, os visitantes foram buscar o empate duas vezes, mas os anfitriões tomaram a dianteira de maneira definitiva aos 32 minutos da etapa final.

Já no domingo (8) foi a vez de o Náutico se credenciar para a Série B em um jogo tumultuado contra o Paysandu. Com o empate sem gols no Pará, uma nova igualdade levaria a decisão para as penalidades. Foi o que aconteceu. O Papão chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas permitiu a reação dos alvirrubros e acabou levando o gol de empate aos 49 minutos do segundo tempo – em pênalti muito contestado. Dois jogadores, um de cada lado, acabaram expulsos na confusão que se seguiu à marcação do gaúcho Leandro Vuaden.

Com o 2 a 2 no tempo normal, o duelo teve nove cobranças de pênalti para decretar quem seguiria vivo na competição. O Náutico acertou suas cinco batidas; o Paysandu, três de quatro cobranças. Foi a deixa para os torcedores, emocionados, invadirem o gramado, que virou um formigueiro humano. Os mais exaltados chegaram subir nas traves e até a beijar a grama.

Agora, o Timbu fica no aguardo do vencedor da partida entre o Juventude e o Imperatriz, que também não balançaram a rede no primeiro encontro, no Maranhão. Quem vencer em Caxias do Sul, nesta noite de segunda-feira, fica com a vaga. Novo empate, com qualquer quantidade de gols, garante o drama das penalidades.

O perfil da Copa do Nordeste no Twitter publicou um vídeo com a festa do Timbu: