Portugal figura entre os cinco países mais pobre da UE

Entre os indicadores que medem a relação de riqueza produzida e o consumo entre países europeus, dados do Eurostat em 2017 já apontava para o empobrecimento de Portugal. O país tem figurado entre os cinco mais pobres da Europa.

Na última semana de janeiro o Fórum da Competitividade divulgou uma nota onde critica a situação do país, principalmente a relação de rendimento por habitantes e sua aproximação perigosa com a economia dos países do leste europeu.

O Fórum destaca a Lituânia que apresentou rendimentos por habitantes de 40% para 81% (média relativa da EU), Letónia (de 37% para 68%) e da Roménia (de 33% para 61%), enquanto que Portugal apresenta apenas um rendimento que era, em 2000, 84% da média europeia, para apenas 74% em 2018.

Segundo o Fórum, os indicadores mostram que o país mais pobre da UE tem um PIB per capita inferior a metade da média, enquanto no mais rico é mais do dobro da média. Abaixo de Portugal surgem apenas sete países da UE.

 

No fim de 2018, a taxa de desemprego em dezembro “estabilizou nos 6,7%, uma décima acima dos valores de setembro e outubro”, sendo que o Fórum acredita que a redução do desemprego “deve prosseguir” ainda que a um ritmo mais lento.