Flávio Dino vai condecorar o presidente da OAB


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), entregará a Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que foi alvo dos ataques de Bolsonaro, a medalha da Ordem dos Timbiras, a mais alta condecoração do Estado.

“Vamos homenagear em setembro o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, que visitará o Maranhão. A OAB e seu atual presidente nacional têm importante papel em defesa do Estado Democrático de Direito e da Federação”, anunciou Flávio Dino através de suas redes sociais.

Na segunda-feira (29), Bolsonaro disse que se “o presidente da OAB quiser saber como o pai dele desapareceu no período militar, eu conto pra ele”. O pai de Felipe, Fernando Santa Cruz Oliveira, desapareceu após ser preso em 23 de fevereiro de 1974, durante a ditadura.

A Ordem dos Timbiras é concedida a pessoas “que se distinguiram por relevantes serviços prestados ao Estado do Maranhão, concorrendo pelo bem-estar social e grandeza material e espiritual de seu povo”.

Após a reunião com os demais governadores do Nordeste, na terça-feira (30), Flávio Dino afirmou que “o que nós vemos, infelizmente, com esse episódio é a continuidade de um método. De um método de conflitos, de agressões, e nós deixamos claro hoje que nós queremos uma agenda de trabalho, uma agenda de desenvolvimento do Brasil. E repudiamos [as declarações de Bolsonaro] por isso”.

“Repudiamos veementemente a continuidade dessas atitudes por parte do presidente da República, agora com esse hábito renovado em relação ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, que recebe minha mais irrestrita solidariedade por conta dessa gravíssima agressão familiar e pessoal”, concluiu.