Duarte Jr faz opção pela fofoca e nigrinhagem contra Rubens Jr

Na semana passada o deputado estadual, e pré-candidato ao cargo de prefeito de São Luís, Duarte Jr (PCdoB) deu sinais dos caminhos que deve trilhar para conquistar a preferência do partido na disputa. Em uma publicação obscura, o deputado iniciou uma estratégia, nítida, que irá ter como base a construção de intrigas e fofocas. Situação que, evidentemente, tem como alvo o também comunista Rubens Jr.

Não é novidade para ninguém que a corrida eleitoral pela prefeitura de São Luís já começou. O principal nome na disputa continua sendo o deputado federal Eduardo Braide (PMN). Seguem na disputa, ainda que distantes, os deputados estaduais Adriano Sarney (PV), Wellington do Curso (PSDB) e o comunista (?) Duarte Jr. Além do militar reformado José Monteiro (PSL), vereador Osmar Filho (PDT). Destes, o que mais tem trabalhador para se viabilizar tem sido o deputado estadual Duarte Jr. E isso explica muito a publicação do deputado.

Hoje em dia a única coisa que explica a tara de Duarte Jr pela proximidade ao governador Flávio Dino é a certeza de que caberá ao governador a palavra final sobre quem será o candidato do PCdoB em São Luís no ano que vem. Isolado politicamente, o deputado se apega à figura do governador como uma espécie de tábua de salvação.

Além disso, Duarte Jr sabe que uma escolha baseada em critérios como história no PCdoB, lealdade, experiência e desenvoltura política o tendem a prejudicá-lo.

Como ponto favorável o deputado Duarte Jr conta quase que exclusivamente por fazer aquilo que sempre o caracterizou: busca desenfreada por popularidade. O deputado abusa da publicidade pessoal e tenta capitalizar até mesmo o simples pagamento de um boleto se puder (isso é uma ironia). A estratégia, justiça seja feita, tem tornado Duarte Jr conhecido. Contudo, a qualidade dessa popularidade ainda é colocada em dúvida pelas ações do próprio Duarte Jr.

O deputado tem menos de um ano de mandato e já coleciona polêmicas com quase todos os deputados estaduais do Maranhão. Duarte é, inclusive, suspeito de ter falsificado uma assinatura para prejudicar uma carta de apoio ao deputado estadual, e também membro da base do governo, Neto Evangelista (DEM). Assunto de publicação futura no site.

Se por um lado é mais conhecido do que Rubens Jr, Duarte é visto com desconfiança pela maioria absoluta dos membros da base de Flávio Dino. Já Rubens, se por um lado seu crescimento nas pesquisas é lento, por outro ele não possui um “teto”.

Essas circunstâncias evidenciam a opção de Duarte por uma campanha de fofocas e fuleiragem contra Rubens Jr.

Fazendo a opção por “disse-me-disse”, Duarte tenta blindar Flávio Dino de possíveis críticas em relação ao seu trabalho. As críticas ao seu jeito atabalhoado seriam apenas fofoca de quem quer “afastá-lo do governador”. Ao criar um clima de intrigas, a estratégia ainda iria nivelar a escolha por baixo a escolha do candidato. Nesse aspecto, apenas a popularidade iria aparecer como ponto a ser levado em consideração, já que todos os outros aspectos: política, experiência, capacidade e história, poderiam ser descartados por serem “intriga”.

O fato é que a sede pelo poder do ex-palhaço (?) costumeiramente se volta mais contra os aliados do que contra os adversários. Rubens Jr e Rubão que se preparem…