Datena lança pré-candidatura ao Senado em São Paulo

O apresentador de TV, José Luís Datena, lança amanhã, 28, sua pré-candidatura ao Senado pelo DEM em São Paulo, na coligação de João Doria (PSDB) ao governo do Estado. O evento está marcado para às 12h, em um hotel na capital paulista.

Datena tomou a decisão de disputar as eleições deste ano recentemente. A Justiça Eleitoral determina que pré-candidatos a cargos eletivos estão proibidos de apresentar programa de rádio ou TV a partir deste sábado, 30. “Eu já tinha desistido completamente da política e estou numa encruzilhada desgraçada. Talvez seja esse o último programa que eu faço nessa fase na Rede Bandeirantes”, afirmou Datena durante seu programa neste domingo, 24.

O pré-candidato é o segundo colocado nas pesquisas eleitorais, perde apenas para o vereador Eduardo Suplicy (PT). Neste ano, cada Estado vai eleger dois senadores.

Quem comemorou a entrada de Datena na política foi Dória. A sua equipe considera um reforço importante porque o apresentador da TV Bandeirantes dialoga com o eleitor de baixa renda, um perfil diferente do tucano.

Datena foi filiado ao PT durante 23 anos, mas pediu desfiliação em 2015. Um ano depois anunciou a intenção de disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PP, mas desistiu em janeiro daquele ano alegando falta de apoio interno e os casos de corrupção envolvendo a legenda na Operação Lava Jato.

Entre do PP e DEM, Datena teve uma breve passagem nos anos de 2017 e 2018 pelo nanico PRP, partido pelo qual cogitou concorrer a presidente da República.