Cirurgias são canceladas na rede pública por falta de sangue no Hemomar


A saúde do Maranhão vive um caos! Nesta quinta-feira (22), diversas cirurgias de grande porte, inclusive transplantes de órgãos, foram canceladas no Hospital Universitário por falta de sangue.

De acordo com o apurado, o Hemomar que é o captador de doações de sangue está sem o kit necessário para receber o tecido líquido. Por conta dessa situação, outras unidades hospitalares também podem ter sido afetadas.

O kit é necessário para fazer os testes sorológicos e só assim realizar o processo de captação e armazenamento do sangue que será utilizado nos hospitais. A falta do material necessário para receber as doações evidencia a crise no sistema público de saúde do Maranhão.

O secretário Carlos Lula foi procurado para prestar esclarecimentos, mas não atendeu ao contato. Em reunião nesta semana na Assembleia Legislativa com o presidente Othelino Neto e membros da Comissão de Saúde, o titular da SES revelou a necessidade de cortar mais R$33 milhões dos recursos da saúde, uma vez que não há mais dinheiro para pagar todos os custos do sistema.

A assessoria de comunicação da SES também foi procurado e relatou ainda não ter conhecimento da falta de kits no Hemomar.