César Pires e Duarte Jr discutem em 1ª Sessão Ordinária da Câmara

Os deputados estaduais César Pires (PV) e Duarte Jr (PCdoB) protagonizaram uma discussão acalorada na Assembleia Legislativa nesta terça (5). Pires chegou a ser interrompido várias vezes por Duarte Jr em flagrante desrespeito às normas que reagiu aos ataques chamando o comunista de desqualificado.

A discussão entre os dois aconteceu após o deputado César Pires, que fazia uso do grande expediente, dar um conselho aos demais deputados de forma genérica, sem citação direta a nenhum deles. Duarte Jr pediu um aparte e acusou o colega de tentar impedir investigações do Procon. Pires permaneceu em silêncio durante as acusações.

Assim que teve seu pronunciamento retomado, César Pires relatou que Duarte Jr sequer se encontrava em São Luís no ato da referida operação. O comunista então começou a interromper o deputado seguidamente, sendo alertado pelo presidente da sessão, Glaubert Cutrim, para que parasse. Duarte Jr não atendeu aos apelos, prosseguiu com as interrupções e zombou de César Pires pedindo ao parlamentar que “tomasse um copo d’água” porque estava “desesperado”.

Os ânimos se exaltaram ainda mais e César Pires acusou Duarte Jr de ser alvo de denúncias de extorsão e que “todos os colegas na casa sabiam” do passado do deputado do PCdoB.

Em dezembro de 2018 o Ministério Público protocolou ação em que exige a cassação do mandato de Duarte Jr por abuso de poder político e econômico nas eleições.