Bolsonaro estabelece idades mínimas para Reforma da Previdência

Nesta quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro, após reunião com ministros, decidiu que a nova reforma previdenciária estabelecerá idades mínimas de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

É aguardada para a próxima quarta-feira (20), o encaminhamento da proposta para o Congresso Nacional, que terá como casa iniciadora a Câmara dos Deputados. É certo também, que o presidente deve fazer um pronunciamento à nação sobre a reforma.

Houve divergências sobre a definição da idade mínima. O Ministro Paulo Guedes (Economia), queria uma idade mínima igual para homens e mulheres, de 65 anos, e um período de transição de 10 anos. Já o presidente defendia 65 anos para homens e 60 anos para mulheres e uma transição mais longa.

Rogério Marinho, secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, afirmou que o período de transição será de 12 anos.

“Esperar que a proposta seja “brevemente” aprovada pelo Congresso Nacional. O Brasil precisa e tem pressa de voltar a crescer”, afirmou Marinho.