Avaliação positiva do Governo Bolsonaro sobe para 61%


A avaliação positiva do Governo Bolsonaro feita com base no levantamento junto às redes sociais chegou a 61% esta semana. Esse levantamento é realizado usando técnicas de social mining, ou mineração social, que analisa o comportamento das redes sociais e utiliza unicamente dados digitais. O levantamento começou a ser feito semanalmente pela empresa Mr. Predictions para o website do Crítica Nacional.

Os dados exibidos nesta quinta-feira (08) correspondem à terceira semana de pesquisa, e foram concluídos na última segunda-feira (05). Na semana anterior, o índice de aceitação ou de popularidade do presidente estava em 57%, e no primeiro levantamento feito, publicado em 12/07, o índice estava em 54%. Portanto, a série histórica de três semanas vem mostrando crescimento consistente da popularidade do presidente.

Em contraste, a análise feita por social mining junto às redes sociais para outras figuras públicas mostra Lula com 18%, Glenn Greenwald com 3%, e Rodrigo Maia com 1% de popularidade. Os números indicam que as ações criminosas do site The Intercept e o embate recente do presidente Bolsonaro com o presidente da OAB não afetaram negativamente a avaliação do governo junto ao segmento da população que utiliza as redes sociais.

Da mesma forma, o índice de 61% de aceitação ou de popularidade do presidente Bolsonaro indica que os ataques diários e constantes da quase totalidade da grande imprensa contra o presidente não produzem o eco esperado. Esses ataques ou falsas narrativas parecem ficar circunscritos aos nichos e público cativo dos respectivos veículos.